Se é daquelas pessoas que ruma a um lugar diferente todos os fins de semana ou que vai passar as datas festivas longe de casa, esta checklist é para si.
Antes de se fazer à estrada, prepare-se: é melhor fazer double-check do que ter uma multa ou ficar encurralado na neve! Preparámos uma checklist para viagens de carro especialmente para si.
Dica nº 1 para evitar multas: não deixe ficar nenhum documento em casa! Quando viaja de carro, deve ter sempre consigo estes documentos:
Além dos documentos, deve confirmar sempre o estado dos elementos de segurança obrigatórios:
Lembre-se que um azar nunca vem só: se tiver um acidente e não tiver o triângulo e o colete refletor, está sujeito a duas multas entre os 120€ e os 600€.
Se vai viajar para outro país, não se esqueça de verificar os requisitos específicos de cada código da estrada. Em Espanha, por exemplo, é obrigatório ter 2 triângulos de sinalização.
Os pneus são os únicos elementos do seu carro que estão em contacto direto com a estrada. Por isso, seja Verão ou Inverno, tem de garantir que eles estão sempre em bom estado, preparados para variações de velocidade e mudanças de vias. Uma das coisas mais importantes é verificar a pressão dos pneus e certificar-se que está de acordo com a recomendada pela marca.
Os pneus desgastados não aderem ao piso e a condução torna-se menos segura, especialmente em piso molhado. Se vai viajar para zonas com climas rigorosos, em geada ou neve, pondere equipar o carro com pneus de inverno ou correntes de neve. Este tipo de pneus tem mais sulcos (ou ranhuras) e, assim sendo, adere melhor à estrada.
Quer evitar um aviso no painel de controlo a meio da viagem? Então, o melhor é mesmo verificar o óleo antes de viajar:
Normalmente, o líquido de refrigeração é trocado a cada 2 anos ou a cada 40.000 kms (o que acontecer primeiro). Mas se está a verificar o óleo, vale a pena inspecionar também o nível de líquido refrigerante. Este líquido evita que o motor sobreaqueça mas, ao mesmo tempo, funciona como anticongelante. Ou seja, durante o Inverno evita que as componentes do motor congelem.
Nunca vá de viagem sem verificar as luzes do carro, até porque não pode circular com luzes avariadas. Verifique os máximos, médios, mínimos, luzes traseiras, luzes de travão e luzes de mudança de direção.
Os nossos mecânicos recomendam ter um kit de lâmpadas essenciais para qualquer imprevisto.
As escovas pára-brisas também são elementos de segurança importantes do carro. Ainda que deva fazer uma manutenção adequada ao longo de todo o ano, no Inverno deve prestar especial atenção às escovas. Nos meses mais chuvosos, é essencial que as escovas e o desembaciador consigam limpar bem o vidro para não comprometer a visibilidade.
Talvez seja o passo mais simples: inspecione o escape visualmente para garantir que não tem qualquer fuga.
Outro item que não podia faltar nesta checklist são os travões. Os discos e as pastilhas dos travões desgastam-se com muita facilidade, por isso fique atento aos sintomas e troque as pastilhas antes de ser tarde demais.
Tenha o cuidado de inspecionar o estado da bateria, já que este é um elemento fundamental para movimentar o seu carro. Certifique-se de que a bateria do motor está bem carregada para que não aconteça o pior: tentar ligar o carro e… nada!
É normal a bateria perder capacidade de reter energia com o tempo, mas a situação complica-se com as temperaturas frias, que tornam as reações químicas da bateria mais lentas.