- Problemas na correia de distribuição?
- Ouve “estalidos” vindos do motor?
- Existe um excesso de vibração ao conduzir?
- O carro parece estar a consumir mais gasolina?
- A viatura está com um pior desempenho do que o habitual?
Estes são alguns sinais que indicam problemas no motor do seu veículo. Embora os mesmos possam não estar diretamente associados à correia de distribuição, devem ser sempre revistos por uma equipa de profissionais.
Serviço de mudança da correia de distribuição
Na MyForce, as nossas equipas fazem o ciclo completo de manutenção do automóvel, através do nosso serviço de mudança da correia de distribuição.
Mais do que isso, substituímos ainda todos os componentes ligados à correia de distribuição que forem necessários, nomeadamente a bomba de água ou os tensores.
Quando mudar a correia de distribuição?
Mudar a correia de distribuição é um serviço ao qual deve recorrer em torno dos 90.000 Km. Este é o limite recomendado pela maioria dos fabricantes, embora este limite deva ser confrontado com as instruções recomendadas pela marca da correia de distribuição do seu veículo.
Mesmo assim, nós sugerimos que o faça 10.000 Km antes do indicado.
Lembre-se que quando a correia de distribuição se deteriora, podem ocorrer danos graves no motor. Esta é uma peça fundamental do carro e, por isso, não deve adiar a sua substituição de forma alguma.
Como mudar a correia de distribuição?
Mudar a correia de distribuição não é uma tarefa simples, nem deve ser um trabalho realizado por si próprio.
Mudar a correia e o kit de distribuição exige bastante tempo.
Mas, mais do que isso, exige também que se ajuste a tensão da correia de distribuição após a mudança. Este trabalho deve ser feito apenas por profissionais, como os que encontra numa das muitas das nossas oficinas.
Para sua comodidade e segurança, os nossos serviços de mudança de correia de distribuição englobam todos os passos e todos os ajustes imprescindíveis ao bom funcionamento da sua viatura. Faça-nos uma visita!
O que acontece se a correia de distribuição falhar?
Se a correia de distribuição falhar, há vários cenários possíveis de acontecerem. O pior dos cenários é mesmo o rebentar do motor do carro porque a correia de distribuição está partida, depois de entrar em combustão.
Naturalmente, esta é uma situação muito perigosa. Além disso, danifica todo o carro de forma irreparável.
Contudo, é uma situação perfeitamente evitável. Lembre-se que esta é uma peça dispendiosa. A sua substituição exige muitas horas de mão de obra. A revisão planeada é sempre uma opção mais segura, mais económica e mais rápida do que uma qualquer avaria inesperada.
Mesmo assim, uma correia de distribuição partida pode dar origem a outros problemas, além da falha do motor. Por exemplo:
- Fugas de água;
- Fugas de óleo;
- Perda de líquido de refrigeração;
- Perda de lubrificantes.
Como saber se a correia de distribuição foi mudada?
A única forma de saber se a correia de distribuição foi mudada é levar o seu carro até a uma oficina, para que os nossos mecânicos possam realizar uma inspeção ao seu automóvel.
Em todo o caso, deixamos uma recomendação: se adquiriu (recentemente ou não) uma viatura em segunda mão com 70.000 Km ou mais, considere substituir a correia de distribuição.
Como não tem forma de garantir se o dono anterior substituiu esta componente, o melhor é jogar pelo seguro e investir na renovação do motor.
O que é a correia de distribuição?
Em termos simples, a correia de distribuição é uma componente do motor do automóvel. A sua função principal é a sincronização do movimento da árvore de cames (válvulas de escape e admissão) com o movimento de rotação da cambota (pistons), para além de acionar a bomba de água.
É fundamental que estes movimentos sejam precisos, de modo a evitar o desgaste prematuro da correia de distribuição e preservar o funcionamento do motor.
Tipos de correia de distribuição
Existem dois tipos de correia de distribuição:
- Correia Dentada;
- Correia Trapezoidal ou Correia em V.
Correia Dentada
As correias dentadas (ou sincronizadas) têm dentes arredondados ou curvilíneos. São suaves, silenciosas e economizam energia. Além disso, são bastante fiáveis para grandes cargas e altas velocidades porque compensam facilmente a sobrecarga e as cargas intermitentes. São utilizadas sobretudo em motociclos, máquinas agrícolas e industriais.
Correia Trapezoidal ou Correia em V
Os dentes das correias em V têm um formato trapezoidal que se encaixa nos canais da polia da cambota. Isto contribui para movimentos precisos e uma maior estabilidade.
Este tipo de correias usa um revestimento resistente e muito durável, criado à base de borracha e fibras. Por isso, a correia trapezoidal cede pouco ao desgaste, não requer lubrificação e é muito silenciosa.
Corrente ou correia de distribuição?
Os nomes são parecidos e a função até a mesma. Contudo, uma corrente e uma correia de distribuição não são a mesma coisa.
As correias têm algumas vantagens face às correntes de distribuição. Desde logo, são mais silenciosas. Mas também provocam menor atrito, na medida em que a borracha da peça é mais leve. Por último, são também mais baratas e mais fáceis de substituir.
Por outro lado, as correntes conseguem ser mais precisas e têm mais durabilidade porque são fabricadas em metal.
A maioria dos fabricantes recomenda a sua substituição algures entre os 100.000 e os 120.000 Km, embora algumas marcas indiquem prazos superiores.
Quando chegam ao fim da sua vida útil, quase sempre causam ruídos percetíveis para o condutor – o que contribui para que o desgaste não passe despercebido tão facilmente.
Kit de Distribuição
Quando falamos na substituição de uma correia de distribuição, é importante sublinharmos que não estamos a falar apenas da correia em si. É uma boa prática utilizar todo o kit de substituição, ou seja, o kit correia de distribuição – inclui não só a correia, mas também a polia de desvio, os tensores e a bomba de água.
Desgaste do kit de distribuição
É normal que a correia de distribuição se desgaste devido à tensão e é por isso que deve ser substituída.
Porém, há alguns fatores que podem levar a um desgaste maior e mais rápido da borracha da correia, nomeadamente:
- Arranques bruscos;
- Condução frequente com rotações elevadas;
- Condução frequente em modo “pára-arranca”;
- Ter os tensores demasiado gastos.
Ao mesmo tempo, existem também alguns sinais que indiciam o desgaste da correia de distribuição e que se tornam visíveis durante uma inspeção:
- Dentes com excesso de desgaste;
- Fendas no perfil;
- Vestígios de óleo na correia de distribuição.
Preço da correia de distribuição
Quando muda a correia de distribuição, é recomendável mudar todo o kit (incluindo a bomba de água e os tensores). O preço da mudança da correia na MyForce engloba o valor de todas as peças e a mão-de-obra.
Peça um orçamento grátis na sua oficina mais próxima e pergunte-nos quais são os prazos ou os quilómetros previstos pelo fabricante do seu carro para a realização do serviço.