Existem alguns factores que podem indiciar um mau funcionamento das pastilhas de travão. Para sua segurança e dos restantes automobilistas, deverá ter prestar atenção aos seguintes sinais:
Caso se verifiquem sinais de alerta de mau funcionamento, recomendamos que se dirija a uma Oficina MyForce. Faremos um diagnóstico das pastilhas de travão e em caso de necessidade, podemos recomendar mudar pastilhas de travão traseiras e/ou dianteiras. Procure a Oficina MyForce mais perto de si.
O orçamento é totalmente sem compromisso!
Marque o seu serviço MyForce em 1 minuto.
Escolher ServiçosAs pastilhas de travão são peças-chave numa condução segura. A pressão que exercem sobre o disco de travão permite parar o seu veículo. Quando estão demasiado desgastadas, demora mais tempo a travar.
Para aumentar a sua segurança ao volante, os profissionais da MyForce recomendam a verificação regular do estado das pastilhas do seu automóvel.
Deverá considerar a substituição das pastilhas dos travões nas seguintes situações:
Contudo, o desgaste das pastilhas de travão depende, em muito, do tipo de condução praticada por cada condutor:
Os fatores que podem estar na origem de avarias das pastilhas de travão são os seguintes:
Os travões dianteiros absorvem a maioria do peso do automóvel durante a travagem. Por este motivo, é natural que se desgastem mais rapidamente e que precise de mudar as pastilhas de travão dianteiras com mais frequência. Recomendamos mudar as pastilhas de travão dianteiras a cada 30.000 e os 40.000 quilómetros.
Na maioria dos casos, as pastilhas de travão dianteiras são mudadas mais cedo e em maior número de vezes do que as pastilhas do eixo traseiro.
A razão disto é que é sobre os travões dianteiros que recai grande parte do trabalho de travagem, pois é nesta zona que se concentra muito do peso da viatura no processo de travagem. É por este motivo que muitos veículos têm sistemas de travões de disco nas rodas da frente e travões de tambores nas rodas de trás.
Uma vez que a retaguarda faz menos esforço durante a travagem, as pastilhas de travão traseiras demoram mais a desgastar-se do que as dianteiras. A vida útil das pastilhas de travão traseiras pode estender-se até aos 60.000 quilómetros. No entanto, recomendamos sempre que verifique também o estado do eixo traseiro