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Saiba Mais
Desgaste das pastilhas de travões
Existem alguns factores que podem indiciar um mau funcionamento das pastilhas de travão. Para sua segurança e dos restantes automobilistas, deverá ter prestar atenção aos seguintes sinais:
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Aumento da distância de travagem;
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Existência de sons anómalos (agudos, uma espécie de chiar) no ato da travagem;
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Desvio do trajeto do automóvel durante a travagem;
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Oscilações ou trepidação durante a travagem;
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Deficiências e anomalias no ato da travagem (pressão do pedal fica diferente).
Diagnóstico MyForce para as pastilhas de travão
Caso se verifiquem sinais de alerta de mau funcionamento, recomendamos que se dirija a uma Oficina MyForce. Faremos um diagnóstico das pastilhas de travão e em caso de necessidade, podemos recomendar mudar pastilhas de travão traseiras e/ou dianteiras. Procure a Oficina MyForce mais perto de si
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(*) Garantia contra defeitos de fabrico, de acordo com Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de Outubro
Função das pastilhas de travão
As pastilhas de travão são peças-chave numa condução segura. A pressão que exercem sobre o disco de travão permite parar o seu veículo. Quando estão demasiado desgastadas, demora mais tempo a travar. Para aumentar a sua segurança ao volante, os profissionais da MyForce recomendam a verificação regular do estado das pastilhas do seu automóvel.
Quando mudar as pastilhas de travão?
Deverá considerar a substituição das pastilhas dos travões nas seguintes situações:
- Em média, entre os 30.000 e os 40.000 quilómetros;
- Sempre que mudar os discos de travão;
- Quando a espessura das pastilhas atinge o limite mínimo definido pelo fabricante;
- Quando a luz indicadora de desgaste acender no painel, assinalando anomalia no sistema de travagem.
Contudo, o desgaste das pastilhas de travão depende, em muito, do tipo de condução praticada por cada condutor:
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Se realiza uma condução normal e de percursos curtos, não terá tanta necessidade de trocar as pastilhas;
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Contudo, se tiver uma condução frequente na cidade, uma condução mais desportiva ou de longos percursos, a situação altera-se. Neste caso, recomenda-se a substituição das pastilhas de travão com mais frequência, uma vez que o recurso ao sistema de travagem do automóvel é mais intenso e, consequentemente, o desgaste das pastilhas mais acelerado.
Causas de avaria das pastilhas dos travões
Os fatores que podem estar na origem de avarias das pastilhas de travão são os seguintes:
Pastilhas de travões dianteiras vs. traseiras
Na maioria dos casos, as pastilhas de travão dianteiras são mudadas mais cedo e em maior número de vezes do que as pastilhas do eixo traseiro.
A razão disto é que é sobre os travões dianteiros que recai grande parte do trabalho de travagem, pois é nesta zona que se concentra muito do peso da viatura no processo de travagem. É por este motivo que muitos veículos têm sistemas de travões de disco nas rodas da frente e travões de tambores nas rodas de trás.
Pastilhas de travão dianteiras
Os travões dianteiros absorvem a maioria do peso do automóvel durante a travagem. Por este motivo, é natural que se desgastem mais rapidamente e que precise de mudar as pastilhas de travão dianteiras com mais frequência. Recomendamos mudar as pastilhas de travão dianteiras a cada 30.000 e os 40.000 quilómetros.
Pastilhas de travão traseiras
Uma vez que a retaguarda faz menos esforço durante a travagem, as pastilhas de travão traseiras demoram mais a desgastar-se do que as dianteiras. A vida útil das pastilhas de travão traseiras pode estender-se até aos 60.000 quilómetros. No entanto, recomendamos sempre que verifique também o estado do eixo traseiro
Preço das pastilhas de travão
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