Se estas são questões em que tem andado a pensar, então o mais certo é ter chegado a altura de mudar os discos de travão do seu carro!
 
                            
                                
                        Os discos de travão são uma parte essencial de todo o sistema de travagem do automóvel e, claro, da segurança de todos.
Em condições normais, os discos de travão têm uma duração média de cerca de 80.000 quilómetros. É também comum estas contas serem feitas pelas pastilhas de travão: os discos de travão tendem a durar o mesmo que dois jogos de pastilhas.
Se quer conduzir em segurança, é importante que mantenha estes números sempre presentes. Contudo, qualquer condutor experiente sabe que nem sempre estas contas são assim tão lineares, não é?
Por isso mesmo, é importante que realize inspeções frequentes não só aos discos de travão, mas a todo o sistema de travagem.
Esta vigilância deve o mais regular possível, tendo também em conta o tipo de condução praticada, as condições da estrada e ainda as características de um percurso particular pelo qual vai conduzir.
Se precisar de substituir os discos de travão, o primeiro passo é dirigir-se até à Oficina MyForce mais próxima de si. Temos uma equipa de mecânicos verdadeiramente especializados, em mais de 80 oficinas em todo o país, prontos para o receber.
Mas dada a importância do sistema de travagem para a segurança rodoviária, antes de substituirmos os discos de travão, realizamos primeiro um diagnóstico completo e gratuito, de modo a apresentarmos um orçamento exato.
Na MyForce, o valor a pagar nunca irá para lá do valor apresentado e acordado neste orçamento, seja para os discos de travão, seja para qualquer componente do seu automóvel.
Quando precisa de travar na estrada, deve estar tudo em perfeitas condições. Só assim se evitam os acidentes e se aumentam os níveis de segurança do condutor e daqueles que o acompanham.
Não tem a certeza se precisa de os substituir? Venha até a uma das nossas oficinas e peça um check-up completo e gratuito ao seu sistema de travagem. Fazemo-lo em 16 pontos.
 
                            
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Escolher ServiçosAinda não está convencido acerca da sua importância e da sua inspeção regular? Esperamos mudar a sua opinião ao partilhar consigo o que são, exatamente, os discos de travão.
A razão pela qual os deve inspecionar de forma regular está diretamente associada ao seu funcionamento e ao modo como os mesmo ajudam o carro a desacelerar e a travar.
Nos automóveis, o sistema de travagem é essencialmente composto por três peças fundamentais: as pinças, as pastilhas e os discos de travão.
É claro que a segurança exige que tudo esteja impecável, mas ainda que todas as peças partilhem da mesma importância, os discos de travão são primordiais.
Os discos de travão são o sistema de travagem mais eficiente que existe hoje em dia.
Ao pressionar o pedal para travar, as pastilhas de travagem aproximam-se e encostam-se nos discos de travão. O toque dá origem a uma fricção e é precisamente esta fricção que provoca o desaceleramento e a travagem efetiva do automóvel.
Naturalmente, a fricção exercida causa um grande desgaste nestas peças, razão pela qual se recomenda a sua verificação periódica regular.
E para que tudo corre pelo melhor, é essencial que estas sejam peças resistentes, uma vez que as suas temperaturas podem ultrapassar os 700 °C.
Na MyForce, guardamos para si as melhores peças, construídas por algumas das marcas mais respeitadas do mercado. Sempre que precisar de substituir os seus discos de travão, pode ficar descansado em relação às peças que adquirimos para transformar o seu automóvel e colocá-lo a travar como novo!
No caso, existem cinco tipos de discos de travão que precisa de conhecer.
 
                                    Uma revolução tecnológica dos anos 70, os discos de travão ventilados arrefecem durante a rotação. O seu nome deriva do facto de existir uma zona no meio que ajuda a circular o ar e, por isso, a arrefecê-los.
 
                                    Além das pinças fixas, existe uma versão deste tipo de discos de travão que os combina com pinças flutuantes. Este é um sistema mais económico, na medida em que é utilizado um único pistão. Por outro lado, a sua resistência à temperatura é menor.
 
                                    A grande diferença deste tipo de discos de travão é que as suas zonas de fricção e fixação estão ligadas por rebites, normalmente construídos em alumínio. Quando trava, são estes rebites que permitem espaço para a existência de ligeiras oscilações e que, por isso, a zona de fricção tem sempre uma área máxima de contacto com as pastilhas.
 
                                    Neste caso, a existência de pequenas ranhuras ajuda a remover a sujidade que se acumulou na superfície das pastilhas e aumenta a eficiência de travagem em cerca de 30%. Contudo, o seu desgaste tende a ser maior do que outros tipos de discos de travão e são, normalmente, mais utilizados em carros do género desportivo.
 
                                    A perfuração que se realiza em alguns discos de travão permite a redução do seu peso e facilita a limpeza das pastilhas. Um pouco à semelhança com o que acontece com o tipo ventilado, o resultado é um aumento da circulação do ar que inevitavelmente arrefece o disco e, assim, aumenta a eficiência da travagem.
Agora que já conhece os pequenos grandes detalhes que diferenciam os discos de travão uns dos outros, vejamos algo que os une a todos.
Todos os discos de travão apresentam uma espessura mínima que deve ser respeitada, de modo a garantir a sua eficácia no momento de travagem.
Contudo, quando esta espessura fica abaixo do recomendado e os discos de travão não são devidamente substituídos, estão reunidas todas as condições para o aparecimento de complicações técnicas e de segurança rodoviária. As principais são:
Se é capaz de identificar algum destes problemas, a nossa recomendação é que se dirija a uma Oficina MyForce, de modo a realizar um diagnóstico seguro ao seu sistema de travagem.