Manter o motor em excelente estado é essencial para garantir uma condução segura e prolongar a vida útil do seu carro. Mas um dos cuidados de manutenção mais frequentemente negligenciados, é a troca regular do filtro de óleo. Sabe quando e como substituí-lo?
Bom, imagine o filtro de óleo como os "rins" do motor do seu carro. Tal como os rins humanos filtram impurezas do sangue, o filtro de óleo (um componente entre o reservatório de óleo e o motor do veículo) remove partículas indesejadas do óleo, garantindo o bom funcionamento do motor.
O filtro de óleo do motor serve para eliminar impurezas, como poeiras, fuligem e resíduos metálicos que se possam ter acumulado no óleo. Desta forma, garante que o óleo circula limpo, proporcionando uma lubrificação eficaz das peças móveis e evitando danos no motor.
Nem todos os filtros de óleo são iguais. Existem diferentes tipos, cada um com as suas características específicas:
filtro de óleo que utiliza elementos filtrantes de papel ou celulose para reter impurezas.
Filtro de óleo que utiliza ímanes para recolher partículas metálicas presentes no óleo.
Filtro de óleo que utiliza um recipiente para colocar as impurezas mais pesadas, separando-as do óleo limpo.
Filtro de óleo que utiliza a força centrífuga para separar as partículas contaminantes do óleo do carro.
Assim, a escolha do filtro de óleo adequado depende do tipo de veículo e das recomendações do fabricante.
Regra geral, deve trocar o filtro do óleo uma vez por ano, para garantir que o seu automóvel funciona sempre de forma eficiente. Contudo, a frequência da troca do filtro de óleo também vai depender das indicações do fabricante, do tipo de óleo, do estilo de condução e, claro, dos quilómetros percorridos.
A maioria dos fabricantes de automóveis recomendam a troca do filtro a cada 10.000 ou 15.000 km (5.000 km para veículos que usam óleo mineral), mas é aconselhável verificar o manual do seu automóvel para obter informações específicas sobre quantos quilómetros pode fazer com o mesmo filtro de óleo, até porque um filtro limpo é essencial para manter o motor em boas condições.
Se não trocar o filtro de óleo na altura certa, pode reduzir a segurança durante a condução, pois um filtro sujo ou danificado, não filtra de forma adequada as impurezas do óleo e isso afeta a potência e rendimento do motor. Inclusive, pode causar danos irreversíveis ao motor, se as impurezas danificarem as peças internas.
Embora a ideia de limpar e reutilizar o filtro de óleo possa parecer económica, não é aconselhável porque a maioria dos filtros de óleo são projetados para uso único e não para serem limpos e reutilizados. Se tentar fazê-lo, pode comprometer a eficiência da filtragem e, consequentemente, a saúde do motor do seu carro.
Depende do carro. Para saber qual é o melhor óleo, deve consultar o manual do fabricante ou um profissional qualificado.
O óleo mineral, por exemplo, é mais económico e costuma ser indicado para motores mais antigos ou de tecnologia menos avançada. Já o óleo semissintético, tem uma boa relação preço/desempenho e costuma ser adequado para a maioria dos veículos modernos. Quanto ao óleo sintético, proporciona a melhor proteção e desempenho possível, especialmente em condições extremas, sendo ideal para motores de alta performance.
Além disso, tenha atenção à viscosidade: óleos 5W30 são mais fluidos a baixas temperaturas, facilitando o arranque a frio, enquanto que óleos 10W40 são mais viscosos a altas temperaturas, oferecendo melhor proteção em climas quentes.
Garantimos que o serviço é feito com recurso ao melhor óleo para o seu carro.
Marque jáSe usar um óleo que não seja o recomendado pelo fabricante, pode causar vários problemas no motor. Por exemplo, pode entupir o filtro de partículas, comprometer o desempenho do veículo, aumentar o consumo de combustível e até acelerar o acúmulo de resíduos no sistema. Tudo isso contribui para um desgaste mais rápido do filtro, que pode obrigar à sua substituição mais cedo do que o previsto!
A mudança do filtro de óleo do motor não é uma tarefa difícil, basta seguir este passo a passo:
Ligue o motor durante alguns minutos para aquecer o óleo, deixando-o mais fluido para facilitar a drenagem.
Utilize um macaco hidráulico e calços para elevar e estabilizar o carro de forma segura.
Abra o capô, retire o tampão de drenagem do óleo (normalmente, está na parte inferior do motor), coloque um recipiente por baixo e comece a recolher o óleo antigo.
Entretanto, remova o filtro antigo. É fácil identificá-lo graças ao seu formato cilíndrico. No entanto, o filtro do óleo nem sempre está visível ou acessível - em alguns modelos de automóveis, fica num compartimento específico, protegido por uma tampa.
Instale o novo filtro, aplicando primeiro uma fina camada de óleo novo na borracha de vedação para evitar fugas e garantir um encaixe perfeito. De seguida, enrosque o novo filtro de óleo manualmente até ficar firme.
Após a drenagem completa, use um funil para adicionar o óleo novo, na quantidade recomendada pelo fabricante e tendo em conta o tipo de óleo usado anteriormente.
Ligue o motor durante alguns minutos e verifica se há fugas. Confirme também o nível do óleo com a vareta.
Por fim, descarte o óleo velho num local apropriado.
Prefere garantir um serviço de qualidade sem sujar as mãos? Confie na MyForce para fazer a mudança de óleo do carro. Garantimos um serviço rápido e eficaz, seguindo sempre as indicações do fabricante, tanto para a mudança de óleo, como para a revisão oficial.
Escolha uma oficina e deixe o seu veículo receber todo o cuidado que merece!
Oficinas